24 de setembro de 2008

Educação vira foco de debates

Educação vira foco de debates
Diário de Pernambuco - Quarta-feira - 24 de Setembro de 2008

SEMINÁRIOS // Na semana que passou, Recife sediou dois importantes eventos, um sobre hipertexto e outro sobre tecnologia no aprendizado

Raítza Vieira // Especial para o Diario
raitza.vieira@diariodepernambuco.com.br


A tecnologia digital pode ajudar, sim, no processo de aprendizagem de línguas e outros conhecimentos. Mas, para isso, é preciso saber utilizá-la, de forma que ela complemente o ensino da sala de aula. Levar os alunos para um laboratório de informática sem qualquer projeto não quer dizer que o professor esteja utilizando a tecnologia a seu favor.

Reflexões como essa foram levantadas durante o 2º Simpósio Hipertexto e tecnologias na educação: multimodalidade e ensino, realizado de quarta a sexta passada, na Universidade Federal de Pernambuco. O encontro teve um público de quase 400 pessoas, na maioria, pesquisadores com doutorado, representando mais de 16 estados do país.

Com uma programação extensa, que incluiu exposição, mesa-redonda, minicurso, comunicações individuais e coordenadas, diversos temas foram abordados, entre eles, "Autoria e plágio na era digital" - um assunto em alta que é discutido em vários âmbitos e gerou muita discussão. A professora Angela Paiva Dionísio levantou indagações acerca de "qual o limite entre intertextualidade, paráfrase e plágio? Em que medida a internet influencia a produção de textos com tais práticas?". Já o professor Sérgio Abranches, apresentou o artigo "O que fazer quando eu recebo um trabalho CTRL C+ CTRL V? Autoria, pirataria e plágio na era digital: desafios para a prática docente" e o professor Artur Stanford colocou em debate o estudo "configurações jurídicas do plágio nos gêneros acadêmicos: âmbito administrativo e judiciário".

Reforço - O 6º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que aconteceu nesses mesmos dias, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, também discutiu como a tecnologia poderia ajudar no processo didático, mas o tema principal foi "Educação: caminho para a cidadania".

A abertura desse evento ficou por conta do presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE, Josias Silva, e teve a presença do secretário de educação do estado de Pernambuco, DaniloCabral, e da coordenadora do programa Leitor do Futuro do Diario de Pernambuco, Conceição Cavalcanti, representando o presidente do Grupo Associados em Pernambuco, Joezil Barros. A programação foi longa, tendo palestras, minicursos, conferências e mesas redondas. Além de dois espaços queridos pelo público: o "salão da tecnologia", repleto de inúmeras novidades sobre livros, tecnologias para ação educativa, entre outros produtos e o "espaço do conhecimento", no qual foram apresentadas 89 pesquisas com foco em educação.

Um dos destaques foi a palestra "Era digital: impactos da tecnologia na educação", ministrada pelo professor Antônio Carlos Xavier que mostrou os efeitos da tecnologia na sociedade; na aprendizagem dos alunos e na prática docente. "O docente não pode mais ensinar como se estivesse no século 19. Ele não pode só falar e o aluno só escutar. O ensino deve ser mais dinâmico, ele precisa inovar. O aluno chegacom muitas informações. O professor deve ajudá-lo a transformar essa informação em conhecimento".

Durante entrevista ao Diario, o professor citou uma pesquisa na qual o Orkut foi utilizado como ferramenta de ensino. Criaram-se tópicos sobre vários assuntos e eles tiveram uma grande participação dos alunos, em especial, dos mais tímidos. "Os alunos, na sala de aula, querem mais do que a oralidade do professor. As crianças e os adolescentes se interessam por muitas tecnologias digitais, o professor pode trabalhar essa tecnologia a seu favor", pontua Antônio.

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Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/09/24/info3_0.asp#

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