4 de outubro de 2006

Prazer (re)descoberto pela gostosa autoria

Diário de Pernambuco - Informática - Edição de quarta-feira, 4 de outubro de 2006


MATÉRIA DE CAPA // Edublogs mostram seu potencial pedagógico, incentivando alunos e professores a se esmerarem na busca pelo conhecimento e a exercerem bem a escrita

Vinicius de Moraes, 12 anos, e João Pedro, 11 anos, são amigos de turma. Cursam a 6ªSérie. Percebendo que seus colegas da mesma faixa etária passam muito tempo navegando na internet, e em páginas nem sempre tão legais assim, eles resolveram aproveitar o interesse dos colegas para serem "autores", autores de um blog, mais precisamente um edublog, pois a página versa sobre assuntos de conhecimento em geral. O grande destaque são matérias estudadas em sala de aula, recheadas de novos conteúdos. Lá também dão dicas de músicas legais, letras, links para outros sites.

Sem eles perceberem, estão ratificando o que dizem as novas correntes de didáticas educacionais e de lingüística. Estão reforçando o potencial pedagógico dos edublogs, mostrando que sabem inclusive diferenciar este espaço dos bate-papos instantâneos que exigem uma escrita abreviada. "Ser autor de um edublog é bem mais difícil do que pensávamos, mas muito legal é a resposta. Todo mundo está curtindo", diz Vinicius. João acrescenta que sem perceber eles estão lendo mais para "levar" conhecimento aos colegas. Os especialistas asseguram que esta nova ferramenta estimulam o debate e desenvolvem o senso crítico.

E quem pensa que os edublogs ainda estão longe da rede pública de ensino está enganado. Em Pernambuco, são várias as instituições que já se mexem neste sentido, incentivando os alunos. Vale lembrar que as escolas, normalmente, já têm uma ferramenta para desenvolver um diário desses (e na web tem várias opções gratuitas). Um exemplo bem legal vem de longe da capital. Mara Medeiros tem 18 anos e cursa magistério (4º normal médio) no Colégio Normal de Afogados da Ingazeira.Sua página foi criada a partir de um trabalho de sala de aula. Mas, na escola, constam vários projetos que nasceram na sala de aula e que não se esgotaram. Ganham novas discussões, comentários de todo o país. Mara diz que ele não está mais legal porque não tem um PC em casa.

Magistério - Quem coordena toda a parte de tecnologia no curso de Mara é a professora e mestranda da UFRPE Cláudia Almeida. Ela mesma estende a discussão na web, com um edublog seu sobre TI no magistério. Outro exemplo é a educadora Edjane Gomes, que também trabalha com blogs. Ela ajudou a construir o blog da aluna Mara, sobre lixo.

Para o doutor em lingüística Antônio Xavier, o edublog é perfeito pois alia três coisas fundamentais: o autor passa a articular e organizar o conhecimento; o espaço é burilado em função de uma competitividade positiva; e o autor desperta para a norma culta da língua, pois quer levar conhecimento da forma mais correta.O que nem sempre dá tempo na dura rotina de um mestre ou de um aluno que não teve o prazer despertado pelo conhecimento desde o início. (L.G.)

Educação na rede


.................................................................................................
Fonte: http://www.pernambuco.com/diario/2006/10/04/info1_1.asp

Nenhum comentário: